.

INICIO  ALDEIA   FÓRUM  l. DE VISITAS   CONTACTOS  PERSONALIDADES

   HISTÓRIA


Aldeia

· J. DE FREGUESIA
· HISTÓRIA
· TURISMO
· CULTURA


História


Santa Valha está situada a cerca de dez quilómetros da cidade de Valpaços, é uma aldeia de origem bastante remota e difícil de determinar, mas não há dúvida que existiu nestas terras formas de povoamento dado que proliferam vestígios nas redondezas da aldeia.

Na Idade Média terá pertencido à Terra de Frieira.

O nome da aldeia é tanto mais curioso se considerarmos a padroeira Santa Eulália, segundo uma tese não muito aceite do português arcaico que apresentava já as formas de Santa Olaia, Santa Ovaia e Santa Valha.

A paróquia de Santa Valha é muito antiga, porque a igreja antiga deveria situar-se num castro (Castelo), situado num monte a Sul, ainda hoje este monte se chama Castro. Deste castro hoje apenas restam algumas ruínas de muralhas e penedos, onde aparecem com frequência inscrições formadas por três orifícios atribuídas aos mouros! Neste local foi encontrada uma valiosa moeda referente ao Imperador Antonio Pio (138-168 d.C.) em cujo anverso se podia ler: Antoninus aug. Pius P.P. e no reverso Trib. Pot. Cos. III.
Transcrevendo dará: «Antoninus Augustus Pius, Pater Patriae», traduzindo : «António Augusto Pio, Pai da Pátria» e no anverso «Com Poder tribunário, Cônsul três vezes».

Perto da Igreja Matriz pode ver-se a Capela de S. Miguel, ostenta a seguinte inscrição por cima da porta principal:

“Esta Capela de S. Miguel foi reedificada de novo com esmolas dos devotos de S. Caetano, sendo abade Martin Velho Barreto - ano de 1697”

 

Capela S. Miguel

 

Anexas

 Gorgoço, Pardelinha; Calvo e Teixugueira (quintas)

População

1 200 Habitantes

Actividades Económicas

 Agricultura, pecuária, comércio, panificação, serralharia, extracção de mármores, mobiliário e construção civil.

Festas e Romarias

S. Caetano (2.° domingo de Agosto),
Nossa Senhora de Fátima (13 de Maio),
Santo António (3.° domingo de Janeiro) e
S. Bartolomeu (24 de Agosto)

Património cultural e edificado

Igreja matriz, cruzeiros, capelas de S. Miguel, de Nossa Senhora de Fátima, de Santa Maria Madalena, de Santo Antão e de S. Bartolomeu, fornos públicos e moinhos de água

Locais de interesse turístico

Rio Calvo, aldeia do Calvo (arquit. tradicional), Turismo de Habitação (Solar dos Ciprestes), parque de merendas e rio do Gorgoço

Gastronomia

Azeite, fumeiro, sopa de castanhas, vinho de mesa e folar de Santa Valha

Artesanato

Rendas, bordados e tosquia

Colectividades

Assoc. Desportiva de Santa Valha e Com. de Melhoramentos de Santa Valha

 

 



Igreja Matriz


 

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Santa Valha, imóvel de interesse público, possui no seu interior um valioso espólio, realce para uma custódia-cálice data de 1690, um cálice do século XVIII e dois quadros a óleo sobre tábua um representando Nossa Senhora da Desterro (talvez do séc. XVIII, assinado com a Sigla TARA) e um outro representando de forma impressionante a figura de S. João Evangelista, de sublinhar também a excepcional qualidade escultórica do Ecce Homo, frágil e burrugesco

 

e o dramático Senhor dos Passos,

 

aqui representado sem a cruz


 Descrição :

A igreja paroquial de planta rectangular. Ostenta na frontaria,sobre a porta rectangular, uma rosácea ladeada por dois brasões. A frontaria é encimada por um campanário. Destaca-se no seu interior duas pinturas a óleo sobre madeira. Uma representa N. Sra. do Desterro, talvez do séc. 17, no qual o pintor assinou TARA, a outra, representando São João Evangelista parece ser obra do mesmo pintor. Conserva ainda uma custódia-cálice datada de 1690 e um cálice do séc. 18.

 Enquadramento :

 Localiza-se no centro da aldeia, num plano inferior ao terreiro que se desenvolve diante da sua frontaria, sendo rodeada por um adro murado. Com frente para o mesmo terreiro e diante da igreja localiza-se a Capela de S. Miguel a qual mostra uma inscrição com a data de reedificação que é 1697.

Caracteristicas Particulares :

Tem destaque as pinturas a óleo sobre madeira do séc. 17.

Cronologia :

1657 - teria sido edificada nesta data pelo abade Nuno Álvares, pároco de Santa Valha; 1690 - data da custódia-cálice.

 Época de Construção :

Séc. 17.

 Tipologia :

Arquitectura religiosa. Igreja de construção do séc. 17.

 Bibliografia :

MARTINS, A. VELOSO, Monografia de Valpaços, Porto, 1978; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976, p. 175; VALBEL, Joaquim de Castro Lobo, O Concelho de Valpaços, Lourenço Marques, 1954.

 


As informações foram tiradas do siteo:

http://valpacos.no.sapo.pt



Multimedia

· B. do SOBREIRÓ
· B. do PONTÃO
· B. da IGREJA
· B. da MADALENA
· B. dos CIPRESTES
 

 

             Copyright Paulo Da Fontoura & Mário Almeida